Produção baiana Desterro está na final do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Cena de o premiado Desterro
Divulgação

Após ser submetido a votação na primeira etapa da premiação, o curta-metragem “Desterro” foi anunciado para a etapa final do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013, na categoria Curta Documentário. Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, o filme se desenrola a partir das memórias de dona Pequenita e Tereza Fróes Batalha sobre a construção da usina hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia. Dona Pequenita é a única das 73 mil pessoas transferidas por conta da construção a voltar à região.

Apenas este ano, o filme foi apresentado no IndieLisboa em Portugal e premiado no 13º Curta-se e no III Festival de Cinema Baiano. “Desterro” é o sexto curta dirigido conjuntamente por Cláudio e Marília, cineastas que acumulam 41 premiações e 152 participações em mostras e festivais. No momento, estão percorrendo festivais com o primeiro longa “Depois da Chuva”, vencedor de três prêmios no último Festival de Brasília.

 

Os filmes selecionados por instituições cinematográficas na primeira etapa do Grande Prêmio foram submetidos à votação pelos membros da Academia Brasileira de Cinema, restando cinco produções das 25 inicialmente indicadas. Um nova rodada de votação será então iniciada, incluindo a participação do público na escolha dos longas vencedores.